NOTÍCIAS
23/11/2020
Núcleo de Segurança do Paciente e TI do HSA implantam sistema de notificação de evento adversos na instituição
Visando minimizar os riscos potenciais desses eventos, com objetivo de conhecer e controlar possíveis danos no paciente ou no ambiente hospitalar, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), em parceria com o setor de TI (Tecnologia da Informação) do HSA implantaram um sistema de notificação online de Incidentes/Eventos Adversos, pois quando estes ocorrem, a instituição sofre consideravelmente todas as consequências a ele relacionadas, sejam elas sociais, econômicas, materiais e a mais grave delas, a perda ou o dano à vida humana.

Dessa forma, o NSP mobilizou todos os colaboradores do hospital para um treinamento, explicando passo a passo o preenchimento da notificação online. O sistema que permite o gerenciamento de incidentes e eventos adversos no HSA possui um caráter educativo, auxiliando no aprendizado organizacional, contribuindo para a transformação da cultura institucional.

A enfermeira Elizabete Hansen enfatiza que “é de responsabilidade do Núcleo de Segurança do Paciente analisar e acompanhar os incidentes e eventos notificados, bem como, incentivar a sua notificação e implantar plano de ação frente aos eventos notificados”.

Para Cíntia Fontana, enfermeira Responsável Técnica, “se não conhecermos os principais eventos adversos ocorridos na instituição, teremos dificuldades de aperfeiçoar os processos que visam a redução destes incidentes e a segurança dos pacientes”, completou.

Durante o treinamento, a Farmacêutica Cristine Biazus Valentini destacou “a importância da notificação das reações adversas relacionados aos medicamentos (farmacovigilância), que tem como objetivo principal a redução das taxas de morbidade e mortalidade, através da detecção precoce de problemas de segurança desses produtos para os pacientes, além de melhorar a seleção e o uso racional dos medicamentos pelos profissionais de saúde”. Na oportunidade ainda abordou sobre materiais e/ou equipamentos (tecnovigilância).

Comunicação e Marketing do HSA
OUTRAS NOTÍCIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: