30/07/2020
Nova Maternidade, Parto Humanizado e o trabalho das Enfermeiras Obstétricas do HSA
Uma nova vida que chega merece total importância e o parto deve ser um momento marcado por emoções e significados.
A nova Maternidade do HSA oferece todas as condições para que esse evento transcorra da melhor maneira possível, acolhendo as mamães, os familiares e o bebê com conforto, ética e segurança, num ambiente acolhedor e aconchegante.
O parto humanizado visa o respeito à mulher como protagonista de um momento ímpar da sua vida, no qual ela necessita de atenção e cuidados especiais. É um ato de respeito com a nova família e o bebê, cujo nascimento deve ser assegurado de forma sadia e harmoniosa.
A enfermeira obstetra Maira Rodrigues Spindola explica que “o parto normal humanizado é fisiológico e, na maioria das vezes, não necessita de qualquer intervenção, pois a mulher tem total capacidade para conduzir esse processo”.
A profissional acrescenta que “o papel da enfermeira obstetra e sua equipe é orientar sobre os procedimentos, além de garantir e incentivar a presença constante de um acompanhante, escolhido por ela mesma e que lhe passe segurança e tranquilidade durante todo o processo”.
Outra enfermeira obstetra do HSA, Valdiani Mezzomo Pozzer, destaca que “em um parto humanizado, o papel da instituição é promover um ambiente acolhedor, respeitando a individualidade de cada gestante, seus medos e necessidades”. Valdiani comenta que, “como preconizam as diretrizes, além de oferecer melhores condições e recursos disponíveis para que a mãe se sinta acolhida e segura, é preciso prestar assistência ao parto e nascimento seguindo as evidências científicas e os mais altos padrões de qualidade, de acordo com as Normas Técnicas e recomendações do Ministério da Saúde, permitindo o contato imediato do bebê com a mãe após o nascimento e garantindo o alojamento conjunto durante todo o período de internação”.
Maira completou afirmando que “muito se fala sobre humanização do parto, mas poucos compreendem o que isso significa. Não se trata de um tipo de parto, mas, sim, das suas características. É o respeito à mulher e à família em formação, em um momento tão especial esperado em suas vidas. O bebê tem direito a um nascimento humano, carinhoso, especial e inesquecível”.
Além das profissionais Maira e Valdiani, Eli Rodrigues Servelin também compõe o quadro de enfermeiras obstétricas do Hospital Santo Antônio.
Colaboração: Maira R. Spíndola e Valdiani M. Pozzer, Enfermeiras Obstétricas do HSA
Redação: Comunicação e Marketing do HSA