NOTÍCIAS
18/10/2019
Agência Transfusional de Estoque de Hemocomponentes do HSA inicia suas atividades
O Comitê Transfusional do Hospital Santo Antônio, que iniciou suas atividades no dia 6 de junho de 2005, tendo como foco o desenvolvimento, aprimoramento e monitoramento das práticas hemoterápicas da instituição, atuou, desde então, no transporte de hemocomponentes (bolsas de sangue) do Hemopasso de Passo Fundo para o HSA, conforme solicitação médica, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Outra atividade de significado ímpar realizada pelo Comitê é a organização das coletas externas, tendo sempre resultados positivos e apoio de entidades e da comunidade tapejarense e regional, quando o Hemopasso vem até o hospital para coletas.

Ocorre que, ao longo desse período, integrantes do Comitê, sob o comando da enfermeira Clélia Martins Pinto Saqueti, reuniram-se, por inúmeras vezes, para elaborar o projeto da tão sonhada Agência Transfusional de Estoque de Hemocomponentes do HSA. Foram muitos encontros do Comitê, participações em seminários, palestras, treinamentos, tudo isso somado ao esforço das diretorias em implantar a Agência de Estoque na instituição.

No último dia 10 de outubro de 2019, o sonho tornou-se realidade e a Agência Transfusional de Estoque de Hemoterápicos do HSA iniciou suas atividades, proporcionando maior segurança aos pacientes e à equipe de assistência à saúde do hospital.

Para que a Agência de Estoque entrasse em atividade, os bioquímicos da instituição receberam treinamento especial com a Assessora Científica da Empresa Bio-Rad, Ana Lúcia Girello e a equipe de enfermagem, com o Hemopasso.

“Termos no HSA estoque fixo de hemocomponentes, onde serão realizados os testes de compatibilidade pela nossa instituição, agilizando o processo da transfusão de sangue ou derivados, é uma conquista de todos, me sinto muito feliz em ter contribuído, junto com toda Família HSA para que esse momento chegasse”, comemorou Clélia.

Elizabete Hansen, enfermeira que atua na Agência Transfusional, ressalta que “embora tenhamos estoque aqui na instituição, a reposição de doadores de sangue continua sendo no Hemopasso, das 8hs às 14h30min, de segunda a sexta-feira. Essas doações são de extrema importância, pois, para cada bolsa de hemocomponentes utilizados, precisamos repor três doações. Todos os municípios da nossa região contam com transporte para os doadores, inclusive temos uma parceria com a Secretaria de Saúde de Tapejara no projeto de Transporte Permanente, onde todas as sextas-feiras a secretaria fornece transporte gratuito para doadores do município”, completou.

O Comitê reforça que todos os comprovantes de doação deverão ser entregues no hospital, para que seja efetuado o controle de doadores.

Seja um herói e ajude-nos a salvas vidas, doe sangue!

Colaboração: Clélia Martins Pinto Saqueti e Elizabete Hansen, Enfermeiras do HSA

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA
GALERIA DE FOTOS
OUTRAS NOTÍCIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: