11/07/2019
“Teste da orelhinha”, você já ouviu falar?
O “teste da orelhinha” ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. É rápido, indolor e não tem contraindicação.
Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. O Conselho Federal de Fonoaudiologia e outras entidades brasileiras recomendam que o exame seja realizado na maternidade, antes da alta hospitalar.
Agora no HSA é possível fazer o teste da orelhinha antes da alta hospitalar. Basta solicitar à enfermagem, que a fonoaudióloga irá até o quarto para a realização do mesmo.
A fonoaudióloga Josiane Baseggio esclarece que “quando detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico, onde serão realizados a avaliação otorrinolaringológica e exames complementares. Nessa fase, muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada. Uma vez confirmados o tipo e grau da perda auditiva, o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce que poderá compreender de orientação familiar, uso de aparelhos de amplificação (AASI ou implante coclear) e terapia fonoaudiológica”.
Josiane reforça que “'o bebê já escuta bem desde o quinto mês de gestação, o que configura a audição em um dos mais importantes sentidos para o desenvolvimento completo da criança, pois interfere diretamente no desenvolvimento da linguagem, implicando, mais tarde, na escolaridade, relacionamento social, autoestima e status emocional” completa a fonoaudióloga.
Os cuidados com o bebê são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança saudável e feliz!
Para mais informações, ligue para Centro de Especialidades Médicas do HSA, no fone 54 3344-3725.
Colaboração: Josiane Baseggio, Fonoaudióloga do Centro de Especialidades Médicas do HSA
Redação:Setor de Comunicação e Marketing do HSA