08/01/2019
Cirurgia Segura, quarto Protocolo do NSP
A finalidade do protocolo para cirurgia segura implantado no Hospital Santo Antônio é reduzir a ocorrência de incidentes, eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, aumentando a segurança na realização desses procedimentos.
O HSA adotou esse protocolo através do Núcleo de Segurança do Paciente, para diminuir erros que podem resultar danos ao paciente e levar à incapacidade ou morte.
No centro cirúrgico do hospital está sendo usado o quadro “Check List Cirúrgico” onde são preenchidos dados do paciente, como: nome, local da cirurgia, procedimento a ser realizado, demarcação do local da cirurgia, consentimento informado e assinado pelo paciente ou responsável, alergia conhecida, antibiótico pré-operatório, paciente adequadamente preparado com sonda, camisola, tricotomia, acesso venoso e retirada de prótese dentária e adornos.
Conforme orientações da Vigilância Sanitária, em visita recente à instituição (final de outubro de 2018), está sendo elaborada uma lista de verificação de cirurgia segura. Esta lista engloba a identificação do paciente, perguntas ao paciente e equipe cirúrgica sobre o procedimento (antes da indução anestésica), prevenção de eventos críticos, apresentação de toda a equipe antes da incisão cirúrgica e checagem do procedimento que será realizado, números de compressas e instrumental utilizados e amostra cirúrgica identificada e encaminhada à patologia.
Esse conjunto de ações traz benefícios ao paciente pela segurança que propicia na realização dos procedimentos no hospital.
Amanhã apresentaremos o penúltimo protocolo “Úlcera por Pressão”. Acompanhe todos os protocolos e fique por dentro das novidades do HSA!
Colaboração: Cíntia Fontana, enfermeira integrante do NSP
Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA