07/01/2019
Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos
Em todo o mundo, os eventos adversos no processo de assistência à saúde são frequentes. Devido a esse preocupante quadro, o Núcleo de Segurança do Paciente, adotado pelo HSA, possui medidas para promover a qualidade e segurança da assistência prestada nas unidades de saúde. Hoje vamos conhecer o terceiro protocolo “Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos”.
A finalidade do mesmo, é promover o uso seguro de medicamentos em pacientes hospitalizados, através da avaliação rigorosa da prescrição e controle na dispensação das medicações. Outra questão, incluída neste protocolo, refere-se às medicações que o paciente já faz uso e traz consigo, tendo o cuidado que os mesmos não sejam administrados em duplicidade.
A incorporação de princípios para reduzir erros humanos minimizando os lapsos de memória, promovendo acesso a informações sobre os medicamentos e desenvolvendo padrões internos de treinamento reduz a probabilidade de falhas e aumenta a chance de interceptá-las antes de resultar em prejuízo ao paciente.
Fique ligado, amanhã vamos falar sobre o protocolo de número 4 “Cirurgia Segura”.
Colaboração: Cristine Biazus Valentini, Farmacêutica, integrante do NSP e Renata B. Rebeschini, Psicóloga, integrante do NSP
Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA