27/04/2018
CAPO discute normas e condutas para óbitos domiciliares e preenchimentos de declarações de óbito
Com objetivo de dirimir dúvidas sobre normas de condutas em óbitos domiciliares e preenchimento das Declarações de Óbitos, a CAPO (Comissão de Análise de Prontuários e Óbitos) do Hospital Santo Antônio de Tapejara, RS realizou na tarde da última terça (24 de abril de 2018) uma reunião especial, onde contou com a presença da responsável pelo Setor de Investigação de Óbitos da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Enfª Cláudia Maria Gomes de Freitas, do Delegado de Polícia Civil de Tapejara, Dr. Venícios Ildo Demartini, do oficial substituto do Cartório de Registro Civil de Tapejara, Maurício Magni, além das presenças do Diretor Técnico do HSA, Dr. Johnny D. Zoppas, Enfa. Águida Salete Poggio Lucion, do Presidente da CAPO, Enfo. Fábio Biolchi da Costa e demais membros da comissão.
Também participaram da reunião os responsáveis pelas funerárias de Tapejara e Ibiaçá e representantes das Secretarias de Saúde dos municípios de Água Santa, Charrua, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul, Tapejara e Vila Lângaro.
A Enfa. Cláudia falou sobre a importância na identificação das causas de óbitos, pois com base nesses dados, políticas públicas na área da saúde poderão ser adotadas para redução das mesmas.
No espaço aberto às manifestações dos presentes, o Dr. Venícios explicou como a polícia civil procede, dentro das medidas cabíveis, nos casos em que é acionada.
O diretor administrativo do HSA, Sr. Ildo Costella, destacou que, no decorrer da reunião, fluxos de atendimentos foram definidos, à vista de melhorias e otimização em casos óbitos domiciliares e outras normas serão discutidas quanto à viabilidade, pois envolve setores externos ao hospital e horários de plantão dos mesmos.