Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Organização Nacional de Acreditação – ONA certifica o Hospital Santo Antônio

06 janeiro 2022 - 17h37

A instituição, que recebeu nível 1 de acreditação, atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.

Com foco na segurança e na eficiência dos serviços prestados aos pacientes, o HSA ingressou em 2019 no processo de Acreditação Hospitalar, que visa a qualidade da instituição de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA).

A organização homologada pela ONA para certificação e instituição acreditadora contratada pelo HSA foi o Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), que após visita presencial dos avaliadores em 07,08 e 09 de dezembro de 2021, recebeu a recomendação em 06 de janeiro de 2022 de Acreditado Nível I.

O Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, relata que “A certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. A acreditação do Hospital Santo Antônio é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

Trata-se de um processo de análise, avaliação e educação, que exige grandes esforços de adequação de todas as equipes que fazem parte da corporação, além da mudança constante da cultura institucional.

Os benefícios da Acreditação Hospitalar são visíveis, pois além de integrar setores, organiza os processos internos, contribui na qualidade da assistência à saúde e da segurança oferecida aos pacientes e profissionais da instituição, diminui retrabalho e redução de custos, melhora a visibilidade no mercado e diferencial competitivo, identifica riscos e oportunidades, entre outros.

Para o presidente do HSA Josue Girardi, “É motivo de muita satisfação fazer parte desse importantíssimo momento da história do nosso hospital. A acreditação recebida serve de impulso para alcançarmos a acreditação em excelência, nível 2 ou até o nível 3. Todos os colaboradores continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, com foco primordial na segurança do paciente, uma vez que atendemos a população de Tapejara e região.

Josue concluiu afirmando “Somos gratos a cada colaborador direto e indireto, por confiar, estar engajado e sincronizado, contribuindo satisfatoriamente para o constante crescimento, desenvolvimento e inovação nos processos do HSA, promovendo um trabalho integrativo, que unifica os interesses das unidades da instituição, gerando uma imagem com credibilidade e buscando a satisfação do cliente interno e externo”.

A busca constante pela qualidade, é um caminho sem volta. Por este motivo, a satisfação e sugestão do cliente interno e externo para nós é cada vez mais importante para chegarmos a níveis mais altos de excelência, na qualidade dos serviços prestados.

Essa conquista é de todos que contribuem para melhorar a saúde da comunidade regional. Estamos todos de parabéns!

Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...